18 de janeiro de 2014

Como conseguir patrocínio para músicos?

Quero ser patrocinado – guia básico de como buscar patrocínio para você ou sua banda

Atualmente não é difícil lidarmos com músicos a procura de apoio, principalmente os que procuram expandir sua carreira  após anos lecionando ou tocando na noite. A cada dia, esse assunto é vivenciado nas  empresas do ramo musical, que  na maioria das vezes,  não dão a devida importância nesse tipo de negócio.

Não consigo o apoio

O problema de tudo isso é que o mercado  saturou com esse assunto. Com decorrer das décadas trouxeram, na maioria das vezes, custos adicionais maior do que o retorno esperado. A matemática é simples, investimento sem retorno é prejuízo e muitas vezes, esse prejuízo pode levar uma empresa ao fim de suas atividades.
Não fique ligando desesperadamente perguntando se seu email foi lido
 Alguns músicos que conseguiram esse lugar tão concorrido e sonhado por muitos, simplesmente não utilizam seus produtos em suas apresentações e até mesmo denigrem a imagem do mesmo, alegando que o patrocínio é apenas seu ganha pão. Essa situação, chegou nas empresas como um choque de 220v, perdendo toda credibilidade, cortando imediatamente qualquer ação relacionada a patrocínio. Vamos reverter essa história, afinal estamos no mesmo barco e precisamos uns aos outros.

Ganhando credibilidade na hora de propor endorsement

Não cometam erros que muitas vezes no primeiro instante que você contata uma determinada empresa, acaba deslizando em frases que automaticamente toda sua chance cairá por terra, como por exemplo, “minha banda vai estourar” ou “vou divulgar tua empresa no flyer do show”. Oras, se sua banda estourar, ótimo, todos torcem por ti, quanto a divulgar a empresa, isso seria o mínimo se a mesma te apoiasse, concorda?
Uma dica importante, é conhecer o produto daquela empresa e  principalmente gostar desse produto. Não vá atrás de algo que não lhe agrade, se tiver apoio da empresa não gostando do produto, sua trajetória ali durará pouco e poderá perder credibilidade no mercado.
Muitas vezes, o músico quer apoio e não sabe nem o que a empresa fabrica, isso ocorre com frequência. Atente-se nesses detalhes, não é impossível fazer parte do time de endorser numa empresa. Saiba que as empresas procuram músicos e formadores de opnião, apenas veja que esse ato, é uma via de mão dupla, ou seja, tem que ser boa para as duas partes.

10 dicas  para conquistar  seu espaço na empresa:

  • Jamais procure empresas em que os produtos  não lhe agrade.
  • Nunca deixe a empresa numa situação dependente do tipo,”vocês precisam de mim”. Na verdade, é você quem a está  procurando.
  • Após enviar email material para a empresa,  não fique ligando desesperadamente perguntando se seu email foi lido. O departamento de marketing tem milhares de funções, além de cuidar do quadro de endorsers. Seja paciente.
  • Quando a oportunidade de ser ouvido chegar, nunca faça comentários negativos ou comparativos de outras empresas, afinal, deixe o que passou para traz, a não ser que seja questionado sobre tais assuntos.
  • Nunca envie emails com cópia para várias empresas ao mesmo tempo, principalemente se ambas forem do mesmo segmento, isso provará a falta de experiência, profissionalismo e até mesmo seu caráter poderá estar em questão. Não atire para todos os lados.
  • Conheça o produto de uma forma eficaz e seja sincero consigo mesmo, tenha certeza se é disso que precisa.
  • Verifique a história da empresa, veja se a mesma cumpre os compromissos com os endorsers atuais ou anteriores.
  • Envie trabalhos bem apresentáveis, independente do estilo, jamais mande material que gravou de qualquer jeito, no fundo do quintal. Ali está sua trajetória musical, seja ela atual ou não.
  • Não peça nada de graça, a parceria tem que ser viável para ambos os lados, as empresas tem custos desses produtos e não é fácil produzi-los.
  • Não deixe de participar das feiras de música, nestes lugares estão o seu mundo.

Dicas que sempre valem

Invistam em si próprio, gravem musicas, divulguem de mão em mão que na hora certa seu espaço será aberto. Seja honesto, paciente e humilde, saiba que as empresas procuram músicos e formadores de opnião. Esse processo entre músico e empresa é uma via de mão dupla,ou seja,tem que ser boa para ambas as partes,não se esqueçam disso.
Fonte:musictube

12 comentários:

Jonathas disse...

muito bom.
obrigado !

Jhony Alvez ( Corvo ) disse...

bacana as dicas!!!

Unknown disse...

Sim, ajudou bue

Unknown disse...

É bom estar antenado com as expectativas do mercado.

Anônimo disse...

Tenho 30 músicas, vários ritmos mais a maioria é sertaneja

Anônimo disse...

Mais não tenho dinheiro pra registralas, e ninguém mim ajuda, as pessoas que eu mostrei falaram que a música ta muito boa

Unknown disse...

Queria um patrocinador para meu marido ele canta muito e toca violão só q nao temos condição e no nossa cidade nao tem me ajuda

Unknown disse...

Por favor

Unknown disse...

Sou Druw Mc preciso de patrocinio

Unknown disse...

Sou cantor, compositor e produtor independente, quem quiser conferir meu trabalho vou deixar o link! Aceitando parcerias.

youtube.com/adrianoandradi

Anônimo disse...

Cara me da teu número ai vamos conversar um pouco...

Anônimo disse...

Vamos fazer uma parceria? Me da teu fecebook

Translate

Visualizações de página!!

Visitantes

free counters