27 de abril de 2012

I fougth the law -The Bobby Fuler Four!




Na primeira metade dos anos 60 o Rock n Roll estava em decadência nos EUA. Após o explosão do estilo na década anterior a reação da sociedade conservadora foi forte e os ícones do Rock foram colocados de lado, como já explicado neste blog.
A salvação veio do outro lado do Atlântico. A chamada Invasão Britânica foi o resultado da segunda geração do Rock n Roll. Gestada justamente quando os pais da criança perdiam espaço em sua terra natal, na Europa, principalmente na Inglaterra, o Rock era a grande novidade revolucionária, assim como havia sido nos EUA alguns anos antes.
Em 1964 com o sucesso avassalador de Beatles, Rolling Stones, The Kinks, The Animals e companhia, praticamente nenhuma banda americana conseguiu alcançar as paradas de sucesso. Exceto por uma,The Bobby Fuler Four! Representante do autêntico Rock n Roll americano, o quarteto era capitaneado pelo texano Bobby Fuller, fã inspirado no conterrâneo e pioneiro Buddy Holly and The Crickets.
A carreira de Bobby Fuller foi curta, trágica, aliás. Começou em 62 tocando em seu estado natal até ser descoberto pelo mesmo empresário que lançou Ritchie Valens. O tal empresário levou Bobby para Los Angeles, mas estratégias erradas de marketing não permitiram que o grupo tivesse o sucesso esperado, que só viria com o lançamento do single I Fought The Law , em 64, música que depois daria nome ao segundo e último álbum do grupo de 1966.
Nesta época o mercado fonográfico americano era pouco acostumado a discos completos, as músicas eram consumidas apenas como singles, pequenos discos com apenas uma música de cada lado. Esta situação fez com que os dois álbuns lançados pelo grupo não vendessem bem. Desta forma Bobby Fuller seria vítima de seu próprio sucesso.
No dia 18 de julho de 1966, então com 23 anos, Bobby foi encontrado morto dentro de seu carro, em casa. A causa da morte; aparente suicídio por ingestão de gasolina . Porém muitos desconfiaram da versão oficial, afinal Bobby foi encontrado com diversos ferimentos por todo o corpo e coberto de gasolina, como se alguém tivesse fugido antes de terminar o serviço. A principal suspeita recaiu sobre o empresário, que teria mandado matar Bobby devido as baixas vendagens de seus discos. Isto porque Bobby valeria mais morto do que vivo, afinal seu seguro de vida era altíssimo e o beneficiário era justamente o empresário... A polícia que diz não ter encontrado qualquer prova de um assassinato, também é suspeita de envolvimento e teria encoberto o crime, praticado pela máfia local.
Fato macabro é que o clássico I Fought The Law, de 59, de autoria de Sonny Curtis (substituto de Holly ao lado dos Crickets) e regravado por meio mundo no Rock n Roll, diz exatamente em seu refrão; I fought the Law, and the Law won , ou seja, Eu briguei com a Lei e a Lei venceu...
Se estivesse vivo, Bobby Fuller estaria completando hoje exatamente 66 anos.
Salve Bobby Fuller! 21/10/42 - 18/07/66

Fonte:KISS FM

Nenhum comentário:

Translate

Visualizações de página!!

Visitantes

free counters