10 de março de 2012

Skinhead Reggae





Antes de qualquer coisa Early Reggae ou Skinhead Reggae quer dizer, em poucas palavras, o Reggae que se fazia originalmente (fins dos anos 60's, início dos 70, do século passado) na Jamaica e Inglaterra.
Artistas como Desmond Dekker, Jimmy Clif, Laurel Aitken, Symarip, Prince Buster, estão entre os mais famosos artistas de Skinhead Reggae. Até mesmo Bob Marley (Hooligans) praticou este estilo musical antes de se tornar o Guru da cena Reggae jamaicana com influências rastafarianas.

Skinhead:

Porque com o passar do tempo a cultura mod foi se dividindo em dois “sub-estilos” Hard mods e psicodélicos. Os mods mais psicodélicos, cabeludos, estudantes de moda que estavam começando a ouvir sons diferentes das origens da cultura mod. E os hard mods que iam ao estádio de futebol fazer arruaça, mais rueiros e briguentos, que a cada dia estavam mais envolvidos com a música jamaicana e que mais tarde ganhariam o apelido de skinheads por cortarem seus cabelos curtos em resposta aos mods psicodélicos e aos hippies que surgiam com seus discursos paz-e-amor.


Essa é a cultura SKINHEAD e não tinha nada a ver com racismo, pelo contrário, eram garotos amantes da música negra e que só apareceram graças a essa música e à cultura mod. Esta e a cultura skinhead ORIGINAL, tudo o que surgiu depois disso por exemplo os  é plágio, e plágio mal feito! Nazismo, racismo, fascismo nada disso tem a ver com a cultura skinhead original.

Early Reggae:

Pois era o som original apareceu como evolução do Ska e Rock Steady. O ritmo é mais lento do que o ska. Tem a particularidade de dar destaque ao órgão e às vozes soul. As letras estão dedicadas aos problemas do dia a dia, temas de amor-romance, problemas sociais, etc. O rastafarianismo e as drogas tinham pouca ou nenhuma relevância nessa altura.


As letras eram apreciadas pela juventude inglesa e jamaicana, provenientes principalmente das classes operárias e médias baixas e faziam as delícias dos Skinheads e Rude Boys. Artistas como Desmond Dekker enchiam o estádio de Wembley, onde hordas de skinheads bailavam ao som de hits como 'Shanty Town' e 'Isrealites'. O afastamento de muitos skins, não todos, da cena reggae deu-se quando este estilo musical se afastou das origens e entrou no campo do rastafarianismo. Músicas religiosas, orgulho negro, regresso a África, babilônia, cultura das drogas, rastas em vez de cabelo curto, etc., não agradavam a maioria dos jovens que tinham dado força ao Reggae em Inglaterra.

De qualquer forma dezenas de artistas jamaicanos e ingleses (Judge Dread - Rude Reggae) mantiveram hasteada a bandeira do Skinhead e Early Reggae. O aparecimento do Ska made in England (Two Tone), e a sua expansão para todo o mundo e o aparecimento de centenas de bandas de Ska tradicional, Ska two tone e Skinhead Reggae veio colocar mais uma vez definitivamente estes sons no centro do movimento Skinhead.

Convém saber que uma banda de Skinhead Reggae não tem de ser composta por skins. Algumas destas bandas eram compostas por skins outras não. O que interessa é a música, as letras e o ritmo.

Fonte:mente reggae

Nenhum comentário:

Translate

Visualizações de página!!

Visitantes

free counters