16 de março de 2012

Curiosidades do reggae


====================
CURIOSIDADES DO REGGAE
====================

Chris Blackwell, esse branco é um dos maiores responsáveis pela popularidade do reggae mundial, ele fundou o selo Island, pelo qual gravaram Marley, Black Uhuru, Pablo Moses e outros. Há quem veja nele um jamaicano filho de ingleses, um vampiro que se aproveitou da ignorância dos jamaicano para enriquecer.


O grupo jamaicano Israel Vibration se formou nos anos 80, quando Apple, Skelly e Wiss, se conheceram poir os 3 eram vítimas da poliomielite, e resolveram forma a grande banda de sucesso hoje. Hoje Apple segue carreira solo e não participa mais da banda.


Você sabia que Alphablondy já foi produtor de Tv na Inglaterra, antes de se tornar uma estrela do reggae mundial ? Alpha chegou a lançar alguns singles na Jamaica, mas nenhum deles emplacou, até que Jerusalem, gravado com os Wailers, fez o cantor estourar em todo mundo.


Joseph Hill, vocalista e cabeça do Culture, foi motorista de ônibus na Jamaica antes de estourar no reggae, era poeta e tido como maluco por seus amigos e colegas da Ilha. O grupo surgiu em meio ao Boom rastafari da década de 70 com a canção two seven clash, que previa o fim do mundo em 1977.


E quem diria que o africano Lucky Dube já foi ator de filme de terror e cantor de musica zulu até  o ano de 1985. É considerado o Peter Tosh de seu país, as rádios locais boicotaram sua música por muito tempo, devido ao Apartheid. Ele estreou na Jamaica no ano de 1991, com grande sucesso no grande festival Sunsplash.


Uma data vai ficar para história do reggae mundial, 7 de outubro de 2000, que reuniu nada menos que Bunny Wayler, Andrew Tosh e Ki-Many Marley, o show foi realizado no Colorado (USA), com mais de duas horas de duração e sob um calor de 40º - foi um show beneficente, que ficará na história, os grandes sucesso de Bunny e outros hits de Marley foram tocados por Ki-Many.


Um dos maiores nomes do reggae mundial, Freddie Mcgregor iniciou no reggae muito novo ainda, com apenas 7 anos de idade, e logo foi descoberto por grandes produtores na Jamaica. Passou a ser supervisionado por Coxsone Dodd, assumindo os vocais principais do soul Syndicate. Ele foi casado com Judy Mowatt, uma das grandes back-vocais do trio I-Therees e apadrinhou o cantor Luciano.


As famosa radiolas do Maranhão, são grandes caixas de som com potência de trios elétricos e amplificadores, utilizadas pelos regueiros para mostrar seus disco e fazer a galera local balançar, costuma-se dizer que uma radiola só é das boas quando faz a camisa do regueiro sacudir.


Pablo Moses nasceu em Manchester (Jamaica) e se tornou conceituado artista nos anos 80, ainda que ignorado por boa parte do público. Iniciou como vocalista dos Canaries. Moses estudou na escola de musica da Jamaica e participou de um show de televisão muito famoso na Jamaica, e estourou de vez com a canção A song. 


Nas olimpíadas 2000 de Sidney na Austrália, os treinamentos do boxeador baiano de Cruz das Almas, Valdemir dos Santos Pereira, eram feitos três vezes por dia ao som de reggae do cantor baiano Edson Gomes. "Gosto principalmente daquela música que diz: Vamos amigos, lute é para não perder a liberdade que você conquistou", afirmou o pugilista. "Dá um ânimo a mais para entrar no ringue”, disse Valdemir ao jornal Estadão em entrevista.


Em sua passagem por Salvador, onde inclusive fez shows, Dennis Brown, mostrou o quanto gostava de compor e dominava arte de escrever músicas. Nos dias em que ficou na cidade Dennys tocava um teclado que o acompanhava na elaboração de suas músicas. Dennys gravava até 3 cds por anos em algumas épocas, tamanha era sua facilidade em compor. Ele fez show no Megashow, casa de shows de Salvador - Bahia, o público adorou o show com ele e a banda RELUZ. Dennis ficou surpreso com alguns discos  dele que lhe foram mostrados, e o mesmo nem conhecia, nem havia recebido nenhum dinheiro por isso.


Quase 30.000 pessoas foram ver Gladiators dia em fevereiro de 2000 no Parque de Exposições de Salvador. Foi um super show. Alberts Grifiths e  sua banda ficaram 4 dias na Bahia, sob um forte calor, nas ladeiras do Pelourinho, curtindo o reggae da cidade. Albert gostou muito da cidade e prometeu voltar quando for chamado novamente. O show foi mais um tributo a Bob Marley que um show com as musicas deAlbert. Mas ninguém reclamou disso.


No dia de sua volta a Miami-Jamaica a grande banda Israel Vibration foi as compras num grande shopping de Salvador. Skelly e Wiss compraram de tudo, inclusive camisas da seleção brasileira. Os dois foram reconhecidos no shopping e deram vários autógrafos para os que pediram.


Uma das coisas mais curiosas que os amantes do Culture viram foi a banda, quase toda inclusive Joseph Hill no meio da galera vendo o show da banda Papoula (que abriu  evento de forma sensacional). Hill se mostrou muito alegre, mesmo sem público e fez um grande show. O cara é muito simples e brincalhão. Já Walker é um pouco mais tímido, mas uma pessoa muito simples também e é um ótimo back vocal.


Após a turnê de dezembro de 1999 no Brasil, em seus últimos dias em Salvador, a banda Israel Vibration foi a compras num grande shopping de Salvador e compraram de tudo. Wiss e Skelly saíram encantados e acharam muito baratos os produtos nacionais. Os 2 amaram Salvador e disseram que ficariam muito felizes se tocassem novamente aqui na Bahia. Durante o show em Salvador eles se emocionaram muito quando um grupo de 5 paraplégicos subiram no palco e começaram a dançar com eles.



Toots and Maytals


Muitos imaginam que o primeiro disco do Culture é "Two sevens clash", o que muito não sabem é que Joseph Hill já havia lançado um disco chamado "Africa Stand Alone", que somente saiu depois num relançamento, pois os disco teve problemas na prensagem nos Estado Unidos.


Após s morte de Dennis Brown, o príncipe do reggae, seu corpo foi velado em diversas cidades da Jamaica, pois o cantor era muito querido na Ilha. Dennys vai deixar uma grande complicação para suas "Famílias", pois o cantor tinha várias mulheres e filhas, que agora brigarão pelos direitos autorais das musicas. Dennys possui cerca de 85 discos gravados, um dos melhores chama-se Words of Wisdom, lançado em 1977).


Com quase 15 minutos de show em 1996 em Salvador, Alphablondy parou tudo, pois um fan alucinado se jogou no palco (fato pouco comum na Europa), e por esta razão Alpha quase foi embora sem terminar o show. Por sinal um dos melhores shows que já tivemos na Bahia (2 horas de reggae).


A cantora Millie Small emplacou em 1964 o primeiro grande sucesso da Island Records de Chris Blackwell a música "My boy lollypop".


Lee Perry depois de produzir um disco, ele o enterrava no chão por sete dias, pois acreditava que o som do baixo e da bateria ganhava decibéis após o contato com a terra sagrada.


Quem gravou a musica "Punk Reggae" em estúdio com Bob Marley foi a banda "Aswad" em 1978 na Inglaterra. A turma do "The Wailers" não gostava da simpatia do Rei Bob com o movimento Punk.


VOCÊ SABIA ?

JAH: abreviação do nome Bíblico JEOVAH, usada para designar DEUS ou sua encarnação terrena, segundo os rastas, o Imperador HAILE SELASSIE


DREAD: rebelde, Terrível. Todo verdadeiro Rasta é também um DREAD


DREADLOCKS: longas Tranças. São marca registrada dos rastas, alimentam-se basicamente de vegetais, não entrando carne nas suas alimentações.


BABILÔNIA: lugar imaginário que representa o sistema social construído com a escravização dos negros.


O termo Reggae apareceu pela primeira vez em 1968 na música do " The Reggay de Toots of Maytals"


Fonte: Surforeggae

Nenhum comentário:

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Google+ Followers

Translate

Visualizações de página!!

Visitantes

free counters

doistoquesdobrasil.blogspot.com