13 de julho de 2012

13 de julho dia mundial do Rock





Diferentemente de tudo o que já havia surgido na música, o rock mesclava ritmo acelerado e dançante, com o som negro do sul dos EUA. O gênero foi ouvido, pela primeira vez, numa rádio no estado de Ohio (EUA), em 1951. Logo, espalhou-se pelo  mundo.

Bill Haley, considerado o ‘pai do rock’, em 1953 gravou “Crazy Man, Crazy”, primeiro disco a aparecer nas paradas com a descrição rock and roll. E, no ano seguinte, lança o primeiro grande hit, “Shake, Rattle and Roll”, criado a partir de escalas de jazz. 

Mas foi Elvis “The Pelvis” Presley quem ‘causou’. Branco que cantava como negro, como era definido na época, sacudindo os quadris - para horror da conservadora sociedade dos anos 50 -, fez a histórica gravação em Memphis da canção “That’s All Right”. Daí, revolucionou o mundo. E abriu caminho para roqueiros negros como Little Richard e Chuck Berry.

Nas décadas seguintes, vieram as bandas  fenômenos: The Beatles, Rolling Stones, The Doors, The Who, Led Zeppelin, Pink Floyd, Ramones, Guns N’ Roses...

Nenhum comentário:

Translate

Visualizações de página!!

Visitantes

free counters