21 de fevereiro de 2012

Música eletrônica através do tempo

A já consolidada música eletrônica,sempre com fortes inovações,não se resume apenas a batidas dançantes que movem as pessoas  nas baladas mundo à fora.

OS PRIMÓRDIOS
    Os primeiros relatos de experimentos eletrônicos relacionados com música datam do início do século 19,quando o físico Thomas Young conseguiu gravar sons à partir de vibrações geradas pelo atrito de um estilete e um cilindro coberto de fuligem.Em 1857 foi criado o "fonoautógrafo",objeto que gravava sons de vozes no mesmo tipo de cilindro.o Americano Thomas Edson revolucionou esta técnica criando o "fonógrafo",primo próximo do que seria conhacido como toca-discos.Mas as experimentações de sons aparecem apenas no princípio do século 20, mais precisamente em 1912,com o compositor italiano,Luigi Russolo,que começou a desemvolver músicas a partir de barulhos de máquinas,criando o manifesto "The Art of Noise".O início do século ainda seria varrido por um movimento que surgiu na Europa em oposição a Primeira Guerra Mundial,através de anarquistas como Hugo Balle,Tristan Tzara,Marcel Janco e Richard Huelsenberque,o movimento Dada que tomava forma no bar Cabaret Voltaire, em Zurique, Suíça.O Dadaísmo não era uma ideologia,e por isso concedia aos artistas livre expressão,promovendoruprura e o experimentalismode uma forma geral.Surgem as primeiras raízes do som industrial como "Anna Blume"(1919) e "Ursonate"(1923),ambas de Kurt Schwetters.
    Em 1920 aparece o primeiro instrumento eletrônico do mundo, o Termenvox ou simplesmente Theremin, criado pelo russo Leon Theremin que utiliza ondas eletromagnéticas para gerar sons sintetizados sem o contatomanual.apenas através da aproximação das mãos ao objeto.
    Junto aos experimentos sonoros de outro inovador,Karlheinz Stockhausen,surgiram nomes que criaram os preceitos da música moderna como Raymond Scott, Oscar Sala e Jonh Cage. As Teclas eletrônicas aparecem apenas em 1958 com a invenção do E-Piano por Robert Moog em 1965.Walter Carlos quebrou todas as regras quando em plena década de 60, ousou gravar peças de Bach em versões sintetizadas em seu "Swiched on Bach".

KRAFTWERK E A POPULARIZAÇÃO DOS SINTETIZADORES
    Os anos 70 chegaram e a música começou a mudar substancialmente.Se no ânbito pop os anos 60 representavam "paz e amor",uso de drogas e fraternidade, os anos 70 ensaiavam uma guinada ao experimentalismo,com o rock absorvendo conceito da musica erudita moderna.Os sintetizadores começam a deixar os estúdios e ficam mais presentes nos palcos.O rock progressivo de  gente como Pink Floyd e Emerson Lake & Palmer ajudou na popularização dos sons eletrônicos,mas ainda ter um sintetizador era algo inconcebível,devido ao preço elevado do equipamento.Voltando ao começo da década, em 1971,dois alemães que já praticavam música experimental eletrônica resolveram formar a primeira banda 100% sintetizada.Nasce o Kraftwerk que rompe todos os conceitos da época e ajuda a escrever o próximo capítulo da música eletrônica.Aliás, a Alemanha sempre teve tradição na área,e bandas como Tangerine Dream (que trouxe ao mundo o gênio criativo de Klaus Shulze) e o Can influenciaram muitas gerações futuras.No mundo inteiro começaram a surgir manifestações eletrônicas como Jean-Michel Jarre, na França com seu álbum divisor de águas"Oxigene"(1976), o grego Vangelis, ojaponês Tomita,além do duo americano Suicide.Brian Eno revoluciona ao criar a ambient music com seu clássico "Music For Airports".Artistas multimídis como Laurie Anderson e o próprio Kraftwerk enrriquecem suas apresentações com exibições de vídeos sincronizadas com a música.

A ERA DISCO

    Detestada por muitos e revenciada por milhões, a Disco Music trouxe uma nova forma de entreterimento:dançar em clubes.Isto é fundamental para entender o que anda acontecendo hoje com a música eletrônica.Inicialmente baseada no funk americano,a Disco começou a descobrir a eletrônica,graças ao advento do sequenciador, que transformou Giorgio Moroder em astro.

A REVOLTA UNDERGROUND

    No final dos anos 70,com o punk e com o lema "do it yourself"(faça você mesmo)foi a explosão da cena independente.O pós- punk se torna forte em todo o mundo resgatando a eletrônica novamente com expoentes como Throbbing Gristle e Joy Division.A New Wave redefine o panorama musical com bandas como B'52.O barateamento dos sintetizadores faz com que novas bandas apareçam aos montes.Nasce o technopop de bandas como Depeche Mode,Soft Cell,Human League,Gary Numan, New Order que colocam a musica eletrônica no topo das paradas.

OS DJ'S COMEÇAM A PRODUZIR

    Dj's como Tony Humprhries,David Morales e Frankie Knucles começam a produzir suas próprias músicas,algo inédito pois apenas tocavam músicas de outros artistas nos clubes.Nascia assim o House-music, termo usado para as musicas tocadas no clube The Wharehouse em Chicago.Juan Atkins de Detroit desponta como um dos primeiro negros na música eletrônica,com seu projeto Cybotron,muitos dizem que foi ele que criou o termo Eletro.

O Afrika Bambaataa quebra de vez a barreira entre brancos e negros ,sampleando Kraftwerk e faz disso um hit.A resposta européia vem com o acid house.Na Inglaterra é lançado "Pump Up The Volume"do projeto M.A.R.R.S. abusando da nova ferramenta o sampler.Bomb The Bass e S-Express estouram comercialmente no chamado "verão do amor" em 1988 é também nesta data que surge o Ecstasy atrelado ao som da música eletrônica.Na Bélgica o industrial do quarteto Front 242 cria o termo Eletronic Body Music.Ibiza se torna a capital das festas de verão, surgindo as Raves.

OS 90'S

    Logo no começo da década aparecem breakbeat(batidas quebradas),o jungle(que vira drum'n bass),syntthpop(somente sintetizadores) e na Alemanha o trance.Nos EUA Ministry e Nine Inch Nails,tornan-se febre.Na Inglaterra o ambient,liderado por 808 State e the Orb.

KLF lança a trilha que define o movimento "Chill Out".

Na metade da década destacam-se na Inglaterra o Prodigy eo Chemical Brothers,criam uma nova geração de artistas.

Merecem destaque também Portishead e massive Attack no trip hop,Fatboy Slim cria ritmo que abusa de samplers de rock,sendo rotulado de big beat.Moby vende milhões de cópias de seu álbum "Play",popularizando ainda mais a música eletrônica.
    Na cena nacional destacam-se: Dj Marky,Dj Patife,Dj Iraí Ribeiro,Dj Rodrigo Campos ,Dj Tiago e a gravadora TRAMA.

Translate

Visualizações de página!!

Visitantes

free counters