28 de agosto de 2013

Dieta ortomolecular pode reduzir necessidade de fumar



 Uma dieta balanceada aliada a prática de exercícios físicos frequentes pode ser a chave para
se reduzir a necessidade de fumar. De acordo com relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) o tabagismo é considerado o maior causador de mortes evitáveis em todo o mundo.
Hoje, sabemos que o tabagismo é um dos grandes vilões geradores de doenças e que o vício no cigarro começa, em sua grande maioria, entre os 15 e 18 anos. Estatísticas mostram que 10% a 20% dos iniciados no cigarro nessa idade se tornarão fumantes compulsivos, já que neste período o cérebro ainda está em formação e o padrão do sistema de recompensa com liberação da dopamina se instala e será mais difícil de ser abortado.
Uma boa alimentação pode auxiliar na diminuição do desejo de fumar.  A aveia, também usada para tratar alguns tipos de vícios na Medicina Indiana, pode reduzir o interesse pelo tabaco. Uma pesquisa feita no hospital Ruchill, em Glasgow, na Escócia, comprovou que apenas cinco de cada treze consumidores diários de aveia sentem o desejo de fumar. Outros alimentos, como o espinafre, o figo, a beterraba e as amêndoas também podem ser benéficos para este fim.
Alimentos altamente alcalinos, como espinafre e beterraba, tendem a manter a nicotina por mais tempo na corrente sanguínea, logo há uma diminuição da necessidade do tabaco. Alimentos que aumentam a acidez da urina, como carnes, tendem a eliminar mais nicotina, logo é maior a necessidade de se fumar.
Pessoas com uma maior acidez orgânica consomem mais cigarros, logo os alcalizantes, como bicarbonato de sódio, podem auxiliar no combate ao tabagismo.
Além dos alimentos benéficos para combater o vício do tabagismo alguns alimentos devem ser evitados, entre eles as carnes vermelhas, fígado, frango, ovos, queijo, nozes, amendoim, café, álcool, lentilha e ameixa.
* Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – o segredo de rejuvenescer em total harmonia”, que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.

Nenhum comentário:

Translate

Visualizações de página!!

Visitantes

free counters