A história do rockabilly
Rockabilly é um dos primeiros estilos do rock and roll, e surgiu no início dos anos 1950. O termorockabilly é um casamento de pedra (de rock'n roll) e hillbilly
, este último uma referência à música
country (muitas vezes chamada de música caipira em 1940 e 1950),Hillbilly é um termo (muitas vezes
pejorativo) para as pessoas que moram em áreas rurais, montanhosas dos Estados Unidos, principalmente do
sul dos Apalaches, mas também a Ozarks. Devido às suas conotações fortemente estereotipadas, o termo pode
ser ofensivo para os norte-americanos que contribuiu fortemente para o desenvolvimento do estilo. Outras
influências importantes em rockabilly incluem Western Swing, Boogie woogie e rhythm and blues. Embora haja
exceções notáveis, suas origens se encontram principalmente no sul dos Estados Unidos.
A influência ea popularidade do estilo diminuiu na década de 1960, mas durante os anos 1970 e início de
1980, rockabilly teve um grande renascimento da popularidade que resistiu até o presente, muitas vezes
dentro de uma subcultura rockabilly.
Havia uma estreita relação entre o blues e música country das gravações país muito mais rapidamente na
década de 1920. O primeiro hit nacional "país" era "Wreck of the Old '97", suportado com "A Canção do
Prisioneiro", que também se tornou muito popular. Jimmie Rodgers, o "primeiro país verdadeira estrela", era
conhecido como o "Yodeler Azul", ea maioria de suas músicas usadas progressões de acordes de blues-base,
embora com muito diferente instrumentação e som do que as gravações de seus contemporâneos negros como
Blind Lemon Jefferson e Bessie Smith.
Durante os anos 1930 e 1940, dois novos sons surgiram. Bob Wills e seus Texas Playboys eram os principais
defensores do Western Swing, que combinou a cantar country e violão de aço com grandes influências do jazz
band e seções chifre; Wills 'música encontrada enorme popularidade. Gravações de vontades "de meados dos
anos 40 ao início dos anos 50 incluem" dois batida jazz "ritmos", coros de jazz ", e trabalho de guitarra
que precedeu cedo rockabilly gravações. Wills é citado como dizendo: "Rock and Roll? Por que, o homem, que
é o mesmo tipo de música que estamos jogando desde 1928! ... Mas é apenas ritmo básico e passou por uma
série de nomes diferentes no meu tempo. É a mesma coisa, se você seguir apenas uma batida de tambor, como
na África ou cercá-lo com um monte de instrumentos. do ritmo que é importante. "
Depois de artistas de blues como Meade Lux Lewis e Pete Johnson lançou uma mania de dança em todo o país a
partir de 1938, artistas do país como Lua Mullican, o Delmore Brothers, Tennessee Ernie Ford, Speedy West
Jimmy Bryant, e Maddox Brothers and Rose começou a gravar o que ficou conhecido como "Hillbilly Boogie",
que consistia de vocais e instrumentação com uma linha de baixo dança "hillbilly". O som Honky Tonk, que
"tendem a se concentrar sobre a vida da classe trabalhadora, com temas freqüentemente trágicos de amor
perdido, adultério, solidão, alcoolismo e auto-piedade", incluiu também canções de energético, up-tempo
Hillbilly Boogie.
O Maddox Brothers and Rose estavam na vanguarda de rockabilly com o baixo deu um tapa que Fred Maddox tinha
desenvolvido. Maddox disse: "Você tem que ter algo que pode bater o pé, ou dançar, ou para fazê-los sentir
isso." Após a Segunda Guerra Mundial a banda passou em velocidade superior mais inclinado em direção a um
caprichoso toque honky-tonk, com um pesado, maníaco fim fundo criado pelo slap bass de Fred Maddox. "" Eles
tocaram a música caipira, mas que soou verdadeiro quente. Eles jogaram bem alto para a época, também ...
"As Maddoxes também eram conhecidos por sua presença de palco animada." Nós sempre colocar em um show ...
Quero dizer, apenas não fomos nós lá em cima pickin e cantando. Havia alguma coisa acontecendo o tempo
todo. "Os Maddoxes demonstrativas, ajudou a soltar-se os movimentos de palco decoro tradicionais ... mais e
mais artistas brancos mais jovens começaram a se comportar no palco como os animados Maddoxes. Outros
acreditam que eles não eram apenas com o bordo de ataque, mas foram um dos primeiro, se não for o primeiro
grupo de "Rockabilly".
O Saturday Night Jamboree foi um show cenário local realizada todo sábado à noite, no Auditório do
Instituto Goodwyn no centro de Memphis, Tennessee, em 1953-1954. Mas, mais significado histórico era algo
que estava acontecendo nos bastidores nos vestiários. Todo sábado à noite, em 1953, os camarins nos
bastidores eram um local de encontro onde os músicos se reuniam e experimentar novos sons - país de mistura
rápida, gospel, blues e boogie woogie. Os caras estavam trazendo novos "licks" que eles haviam desenvolvido
e foram ensinando-os a outros músicos e estavam aprendendo novas "licks" de ainda outros músicos nos
bastidores. Logo estes novos sons começaram a fazer o seu caminho para o palco do Jamboree, onde encontrou
um público muito receptivo. Dentro de um ano estes músicos estavam indo para os estúdios de gravação em
torno da cidade e gravar esses sons. Um par de anos mais tarde, esses sons foram dadas um nome: rockabilly.
O Saturday Night Jamboree foi, provavelmente, onde o primeiro rockabilly ao vivo foi realizada.
'Meeiros filhos Carl Perkins e seus irmãos Jay e Clayton Perkins Perkins, juntamente com o baterista WS
Holland, estava jogando sua música cerca de 90 milhas de Memphis. A Banda Irmãos Perkins, apresentando
tanto Carl e Jay nos vocais, rapidamente se estabeleceu como a banda mais quente do assassino ",
obter-hot-ou-go-home" Jackson, TN circuito honky tonk. A maioria dos pedidos de músicas eram as músicas
caipiras que foram entregues como jived até versões - normas Hank Williams clássicos infundidos com um
ritmo mais rápido. Foi aqui que Carl começou a compor suas primeiras canções com um olho para o futuro.
Assistindo a pista de dança em todos os momentos para uma reação, trabalhando com um estilo mais
ritmicamente a condução de música que não era nem país, nem azuis, mas tinha elementos de ambos, Perkins
manteve reformulando essas músicas frouxamente estruturados, até que ele tinha uma composição completa, que
seria então ser finalmente colocar no papel. Carl já estava enviando demos para gravadoras de Nova York,
que mantiveram rejeitá-lo, às vezes explicando que este novo estilo estranho de um país com um ritmo
acentuado caber nenhuma corrente tendência comercial. Isso mudaria em 1954.
Jovens músicos ao redor de Memphis, Tennessee estavam começando a jogar uma mistura de estilos musicais.
Paul Burlison, por exemplo, estava tocando em bandas hillbilly indescritíveis nos primeiros anos 1950. Um
dos primeiros grupos garantiu um show de quinze minutos no rádio KWEM em West Memphis, Arkansas. O horário
era adjacente a Howlin 'Wolf ea música rapidamente se tornou uma curiosa mistura de blues, country e que
viria a ser conhecido como música rockabilly. Em 1951 e 1952 os Burnettes (Johnny e Dorsey) e Burlison
brinquei Memphis e estabeleceu uma reputação de música selvagem. Eles jogaram com balanço Band Doc McQueen
no Hideaway Club, mas odiava o tipo de música tocada por "músicos do gráfico." Logo eles se separaram e
começou a tocar sua marca energética de rockabilly aos pequenos, mas apreciativa, o público local. Eles
escreveram "Rocha Billy Boogie", enquanto trabalhava na Hideaway. Infelizmente para os Burnettes e
Burlison, eles não gravar a canção até 1957.
Em 1953, com a tenra idade de 13 Janis Martin estava desenvolvendo seu próprio estilo proto-rockabilly em
Old Dominion Barn Dance do WRVA, que transmitem de Richmond, VA. Embora Martin realizada principalmente
músicas "country" para o show, ela também fez canções de Rhythm and blues cantores Ruth Brown e LaVern
Baker, bem como algumas músicas Dinah Washington. "O público não sabia o que fazer com ele Eles não
permitem que dificilmente instrumentos elétricos, e eu estava fazendo algumas músicas por artistas negros
-. Coisas como Ruth Brown de 'Mama, ele trata sua filha dizer.
Em uma entrevista, Barbara Pittman afirma que: "Foi tão novo e foi assim tão fácil. Foi uma mudança de
três acordes. Rockabilly era realmente um insulto para os roqueiros do sul naquele momento. Ao longo dos
anos ele pegou um pouco de dignidade . Era a sua maneira de nos chamar caipiras ". Embora o termo era de
uso comum antes mesmo dos Burnettes escreveu "Rocha Billy Boogie", um dos primeiros usos escritos do termo
"rockabilly" estava em 23 de junho de 1956 Billboard revisão da Ruckus Tyler "Rock Town Rock". O primeiro
registro que contenha a palavra "rockabilly" em um título da canção foi emitida em novembro de 1956, "Rock
a Billy Gal".
Em 1951, um bandleader western swing chamado Bill Haley gravou uma versão de "Rocket 88" com seu grupo,
os Saddlemen. Considerada uma das primeiras gravações rockabilly reconhecidos, que foi seguido por versões
de "Rock the Joint" em 1952, e obras originais, como "Real Rocha Drive" e "Crazy Man, Crazy", o último dos
quais atingiu o # 12 no americana Billboard em 1953. Em 12 de abril de 1954, Haley com sua banda (agora
conhecido como Bill Haley & His Comets) gravou "Rock Around the Clock" para a Decca Records de New York
City. Quando foi lançado em maio de 1954, "Rock Around the Clock" fez as paradas por uma semana no número
23, e vendeu 75 mil cópias. Um ano depois, ele foi destaque no filme Blackboard Jungle, e logo depois ele
foi no topo paradas de todo o mundo e abrindo um novo gênero de entretenimento. "Rocha Around the Clock"
hit No. 1, manteve essa posição por oito semanas, e foi a música # 2 na Billboard Hot 100 chart para 1955,
o. A gravação foi, até a década de 1990, reconhecido pelo Guinness World Records como tendo reivindicar as
maiores vendas para uma gravação de vinil pop, com uma afirmação "não auditado" de 25 milhões de cópias
vendidas. O rock 'n', um termo cunhado expansivo um par de anos mais cedo pelo DJ Alan Freed, já tinha sido
ao topo da montanha pop, uma posição que nunca iria abandonar completamente.
Nativo Maine, Connecticut e residente Bill Flagg começou a usar o rockbilly prazo para sua combinação de
rock'n'roll 'e música caipira desde 1953. Ele cortou várias músicas para Tetra Records em 1956 e 1957. "Vai
Cat Go" entrou nas paradas nacionais Billboard em 1956, e seu "Guitar Rock" é citado como rockabilly
clássico.
Sun Records era uma pequena gravadora independente dirigida por Sam Phillips, em Memphis, Tennessee.
Durante vários anos, Phillips foi gravar e lançar apresentações de blues e músicos do país na área. Ele
também correu um serviço que permite que qualquer um entrar na rua e por US $ 3,98 (mais impostos)
registrar-se em um registro vaidade duas músicas. Uma jovem que veio para registrar-se como uma surpresa
para sua mãe, segundo ele, foi Elvis Presley.
De acordo com Phillips, "Noventa e cinco por cento das pessoas que eu estava trabalhando com negros, a
maioria deles, claro, nenhum nome de pessoas. Elvis se encaixam direito dentro Ele nasceu e cresceu na
pobreza. Ele estava em torno de pessoas que tinham muito pouco em termos de bens materiais ".
Presley fez o suficiente de uma impressão de que Phillips substituiu o guitarrista Scotty Moore, que
depois se alistou o baixista Bill Black, ambos da Starlight Wranglers, uma banda de swing ocidental local,
para trabalhar com o verde jovem Elvis. O trio (Blue Moon Boys), ensaiado dezenas de músicas, de país
tradicional, a "Harbor Lights", um sucesso para crooner Bing Crosby ao evangelho. Durante uma pausa em 5 de
julho de 1954 Elvis "pulou ... e começou a guitarra e cantando frailin" É Tudo bem, Mama "(a canção de
blues 1946 por Arthur" Big Boy "Crudup). Scotty e Bill começou a tocar junto. animado, Phillips disse-lhes
para "backup e começar desde o início." Dois ou três takes depois, Phillips teve uma gravação satisfatória,
e lançou "Tudo Certo", em 19 de julho de 1954, juntamente com um "Elvis Presley, Scotty e versão Bill "de
valsa de Bill Monroe, Blue Moon of Kentucky, um padrão do país.
Gravações dom de Presley apresentam seus vocais e guitarra ritmo, percussão de Bill Black bateu baixo e
Scotty Moore em uma guitarra amplificada. Slap bass tinha sido um grampo de ambos Western Swing e Boogie
Hillbilly desde 1940. Comentando sobre a sua própria guitarra, Scotty Moore disse: "Tudo o que posso dizer
é que eu só roubou de cada guitarrista que ouvi ao longo dos anos. Colocá-lo em meu banco de dados. Uma
quando eu jogava isso é apenas o que sair." Mas o que realmente diferencia este de gravação diferencia é
vocal de Elvis, que sobe em uma ampla gama e expressa tanto um humor jovial e uma confiança sem limites. O
sentimento geral a música comunica é uma liberdade sem limites.
Embora alguns afirmam que o som de "É All Right" foi inteiramente novo, outros são da opinião de que "Não
é que eles disseram: 'Eu nunca ouvi nada como isso antes" Não era como se isso começou uma revolução, que
galvanizou uma revolução. Não porque Elvis tinha expressado algo novo, mas ele expressou algo que todo
estava tentando expressar. "
Quando "tudo bem" foi jogado em Memphis rádio, os ouvintes ligou para perguntar sobre a música. No
entanto, a partir de 18 de agosto de 1954 através de 08 de dezembro de 1954 "Blue Moon of Kentucky" foi
consistentemente ficou em uma posição mais elevada. Ninguém tinha certeza do que chamar isso de música,
então Elvis foi descrito como "The Hillbilly Cat" e "King of Ocidental Bop." Durante o próximo ano, Elvis
iria gravar mais quatro singles de sol. Juntos, os números otimistas pode ser usado como um marco para o
estilo rockabilly: "nervosamente up tempo" (como Peter Guralnick descreve-lo), com slap bass, picking
guitarra fantasia, muita eco, os gritos de encorajamento, e vocais cheios de histrionismo como soluços,
gagueja, e as rusgas do falsete para baixo e vice-versa.
Até o final de 1954 pediu Elvis D.J. Fontana, que era o baterista subutilizados para a Louisiana Hayride
", você deve ir com a gente, se tem algum mais datas?" Presley já estava usando tambores, assim como muitos
outros artistas de rockabilly; tambores foram então incomum na música country. Cada um dos singles da Sun
de Elvis Presley combinou uma canção de blues de um lado com uma música country do outro, mas ambos
cantados na mesma linha. Nos 1.955 sessões logo após o movimento de Presley da Sun Records para RCA,
Presley foi apoiado por uma banda que incluía Moore, Black, Fontana, o guitarrista lap steel Day Jimmy e
pianista Floyd Cramer. Em 1956, Elvis adquiriu apoio vocal através dos Jordanaires. A gravação de 1957 de
Jailhouse Rock para o filme de mesmo nome, apresenta claramente piano e saxofone.
Em 1954, tanto Johnny Cash e Carl Perkins fez o teste para Sam Phillips. Caixa espera para gravar a
música gospel, mas Phillips imediatamente vetou essa idéia. Dinheiro não retornou até 1955. Em outubro 1955
Carl Perkins e "The Band Perkins Brothers" apareceu no Sun Studios. Phillips original gravada Magg Filme
canção Perkins ', que foi lançado no início de Março de 1955 relativo etiqueta Flip Phillip, que era tudo o
país.
Segundo e terceiro registros de Presley não foram tão bem sucedido quanto o primeiro. O quarto lançamento,
em Maio de 1955, de Baby, Vamos Play House alcançou a posição # 5 na Billboard nacional País Chart. A
etiqueta Sun lista "Gunter" (Arthur) como o escritor da canção, uma canção que ele gravou em 1954. No
entanto, em 1951, Eddy Arnold gravou uma canção intitulada Eu quero brincar de casinha com você por Cy
Coben. Letras de músicas para as duas canções são quase idênticos.
Caixa voltou a Sun em 1955 com sua canção Hey Porter e seu grupo do Tennessee Three, que se tornou o
Tennessee Two antes da sessão havia terminado. Esta canção e outra caixa original Cry! Cry! Cry! foram
liberados em julho. Cry, Cry, Cry conseguiu quebrar o Billboard Top 20, chegando a No. 14. Em agosto, a Sun
lançou versões de Elvis de "I Forgot To Remember To Forget" e "Mystery Train". "Esqueceu-se ...", escrito
por Sun país artistas Stan Kesler e Charlie Feathers, gastou um total de 39 semanas na Billboard Chart
País, com cinco dos aquelas semanas no 1 º lugar. "Mystery Train", com a gravação de créditos para ambos
Herman 'Little Junior' Parker e Sam Phillips, alcançou a posição # 11.
Durante a maior parte de 1955, Dinheiro, Perkins, Elvis Presley, e outros artistas Louisiana Hayride turnê
pelo Texas, Arkansas, Louisiana e Mississippi. Sun lançou mais duas músicas Perkins, em outubro: "foi, foi,
foi" e "Let the Jukebox continuar a jogar". 1955 foi também o ano em que o caipira de Chuck Berry
influenciou Maybellene chegou no alto das paradas como um sucesso de crossover, e Bill Haley and Rock 'His
Comets Around the Clock não foi apenas n º 1 de 8 semanas, mas foi o registro n º 2 para o ano. Rock'n'roll
"em geral, e rockabilly em particular, foi a massa crítica e no ano seguinte, de Elvis Presley Heartbreak
Hotel e Não seja cruel também no topo das paradas da Billboard assim.
Slapback, slapback eco, eco vibração, tape delay de eco, eco e reverb são alguns dos termos usados para
descrever um aspecto particular de gravações de rockabilly.
A reverberação distintivo nos primeiros discos de sucesso como "Rock Around The Clock". (12 abril de 1954
lançado em 15 de maio) por Bill Haley & His Comets foi criado pelo registro da banda com o teto abobadado
do estúdio de Decca, em Nova York, localizado em um antigo salão de baile chamado The Temple Pythian. Era
um grande edifício, celeiro-like com grande eco. Esta mesma facilidade também seria usado para gravar
outros músicos rockabilly, como Buddy Holly e The Rock and Roll Trio.
Em Memphis Sam Phillips usou várias técnicas para criar acústica semelhantes em sua Memphis Recording
Studio Serviços. A forma do teto, telhas onduladas, ea configuração do estúdio foram aumentadas por um
sistema engenhoso e totalmente original de "slap-back" echo fita que envolve a alimentação do sinal
original a partir de uma máquina de fita através de uma segunda máquina com um ligeiro atraso . De acordo
com Cowboy Jack Clement, que assumiu as funções de produção de Sam Phillips, há duas cabeças, uma de
registros, e se joga para trás. O som vem e é gravado sobre este assunto, e uma fração de segundo mais
tarde, ele vai para a cabeça de reprodução. Mas você pode pegar isso e loop-lo para onde ele desempenha uma
fração de segundo depois que ele foi gravado e ele vira para a direita de volta para a cabeça de gravação.
Ou, você pode ter uma máquina separada e fazer isso .. se você fizer isso em uma máquina, você tem que
repetir tudo. "As gravações foram, assim, uma representação idealizada do som ao vivo habitual. Quando
Elvis Presley deixou a Sun Records Phillips e gravou Heartbreak Hotel para RCA, os produtores RCA colocado
microfones ao final de um corredor para alcançar um efeito similar.
Em janeiro de 1956 foram lançados três novas canções clássicas em dinheiro, Perkins, e Presley: Folsom
Prison Blues by dinheiro e Blue Suede Shoes por Perkins, tanto no sol, e Heartbreak Hotel por Presley em
RCA. Outras canções rockabilly lançado este mês incluído See You Later Alligator por Roy Hall e Whole Lotta
Shakin 'Goin' On pelos Commodores. Perkins "Blue Suede Shoes", vendeu 20 mil registros por dia em um ponto,
e foi a primeira música country milhões de vendas para atravessar para tanto rhythm and blues e pop charts.
Ele teria primeiro executar a canção na televisão 11 de novembro em Ozark Jubilee, um programa semanal
ABC-TV. O rádio ao vivo nacional e programa de TV, que estreou em janeiro de 1955, apresentou Brenda Lee,
Wanda Jackson e outros artistas de rockabilly e será televisionado a setembro de 1960. Em 11 de fevereiro
Presley apareceu na Dorsey Brothers Stage Show pela terceira vez cantando tanto "Heartbreak Hotel" e Carl
Perkins "Blue Suede Shoes". Elvis iria realizar "Blue Suede Shoes" mais duas vezes na televisão nacional, e
"Heartbreak Hotel", três vezes ao longo de 1956. Heartbreak Hotel e Não seja cruel, tanto no topo das
paradas da Billboard. .
Sol e RCA não eram as únicas gravadoras lançando música rockabilly. Em março de Columbia lançou "Honky
Tonk Man" por Johnny Horton, rei posto para fora "Sete Noites de Rock" por Mullican Lua, Mercúrio emitido
"Papai Rockin '", de Eddie Bond, e Starday lançou "Mulher Gorda" Bill Mack. Carl Perkins, entretanto, se
envolveu em um acidente de automóvel em seu caminho para aparecer na televisão nacional.
Dois jovens do Texas fez sua estréia recorde em abril de 1956: Buddy Holly na etiqueta Decca, e, como
membro do Adolescente Reis, Roy Orbison com "Ooby Dooby" na etiqueta Jewel base do Novo México / Texas.
Grandes sucessos de Holly não seria lançado até 1957. Janis Martin era tudo de 15 anos de idade, quando RCA
lançou um disco com "Will You, Willyum" eo Martin compôs "Drugstore Rock 'n' Roll", que vendeu mais de
750.000 cópias. Registros rei emitiu um novo disco de 47 anos de idade Lua Mullican: "Sete Noites de Rock"
e "Rock 'N' Roll Mr. Bullfrog". Mais de vinte lados foram emitidos por várias gravadoras, incluindo 4
estrelas, Galinha azul, Dot, Bond Fria, Mercury, Rejeitar República, Rodeio, e Starday.
Em abril e maio de 1956, The Rock and Roll Trio derrubou a casa com três performances eletrizantes
rockabilly na TV show de talentos do Ted Mack em Nova York, vencendo todas as três vezes e garantindo-lhes
uma posição de finalista no supershow de setembro.
Gene Vincent e gravação de Be-Bop-A-Lula "Seus Blue Caps foi lançado em 2 de junho de 1956, apoiado pelo
Amor Mulher. Dentro de 21 dias vendeu mais de duzentos mil registros, ficou no topo do pop nacional e
cartas do país para 20 semanas, e vendeu mais de um milhão de cópias. Estes mesmos músicos teria mais dois
lançamentos em 1956, seguido por outro em janeiro de 1957.
"Rainha do Rockabilly" primeiro disco de Wanda Jackson saiu em julho, "I Gotta Know" no rótulo do
Capitólio, seguido por "Hot Dog que o fez louco", em novembro. Capitol iria liberar mais nove registros por
Jackson, com algumas canções que ela mesma tinha escrito, antes de 1950 tinham acabado.
O primeiro registro de Jerry Lee Lewis saiu em 22 de dezembro de 1956, e contou com a canção "Crazy
Arms", que tinha sido um hit # 1 para Ray Price para 20 semanas no início do ano, junto com "End of the
Road" . Lewis teria grandes sucessos em 1957, com sua versão de Whole Lot Of Shakin 'Going On, emitido em
maio, e "Great Balls of Fire" no sol.
Havia milhares de músicos que gravaram músicas no estilo rockabilly. Um banco de dados on-line lista 262
músicos com nomes que começam com "A". E muitas gravadoras lançado registros rockabilly. Alguns desfrutado
grande sucesso nas paradas e foram influências importantes sobre futuros músicos de rock.
Sun também recebeu artistas como Billy Lee Riley, Sonny Burgess, Charlie Feathers, e Warren Smith. Havia
também vários artistas do sexo feminino, como Wanda Jackson, Janis Martin, Jo Ann Campbell, e Alys Lesley,
que também cantou no estilo rockabilly. Mel Kimbrough - "Slim", gravou "I Get Lonesome Too" e "Ha Ha, Hey
Hey" para Glenn Registros junto com "Love in West Virginia" e "Rock Sound Country" para Checkmate uma
divisão da Caprice Records.
Gene Summers, um nativo de Dallas e Rockabilly Hall of Fame, lançou seu clássico Jan / Jane 45s em
1958-1959. Ele continuou a gravar música rockabilly bem em 1964, com o lançamento de "Alabama Vibração.".
Em 2005, "a gravação mais popular, School of Rock 'n Roll Summers, foi escolhido por Bob Solly e Record
Collector revista como um dos" 100 Greatest Rock' n 'Roll registros ".
Tommy (sonolento) LaBeef (LaBeff) registrou canções rockabilly em uma série de rótulos de 1957 a 1963.
Pioneiros do Rockabilly Maddox Brothers and Rose, tanto como um grupo, e com Rose como um ato de solo,
acrescentou em suas duas décadas de realização, fazendo registros que estavam ainda mais balanço. No
entanto, nenhum desses artistas tiveram quaisquer grandes sucessos e sua influência não seria sentida até
décadas mais tarde, quando artistas como Becky Hobbs, Rosie Flores, e Kim Lenz iria se juntar ao Revival
Rockabilly.
Música Rockabilly gozava de grande popularidade nos Estados Unidos durante 1956 e 1957, mas o jogo de
rádio caiu depois de 1960. Fatores que contribuem para este declínio são geralmente citados como: The 1959
a morte de Buddy Holly {junto com Richie Valens e Big Bopper}, a indução de Elvis Presley para o exército
em 1958 e, uma mudança geral nos gostos musicais americanos. O estilo permaneceu popular já na Inglaterra,
onde ele atraiu seguidores fanáticos direito através meados dos anos 1960.
Música Rockabilly cultivou uma atitude que assegurou seu apelo duradouro para adolescentes. Esta foi uma
combinação de rebeldia, sexualidade e liberdade, uma expressão sarcástica de desdém para o mundo do
trabalho dos pais e figuras de autoridade. Foi o primeiro rock 'n' roll estilo a ser realizada
principalmente por músicos brancos, desencadeando assim uma revolução cultural que ainda está reverberando
hoje.
Influência sobre os Beatles e da Invasão Britânica
A primeira onda de fãs de rockabilly na Grã-Bretanha foram chamados Teddy meninos porque eles usavam
longos, casacas de estilo eduardiano, junto com drainpipe apertadas calças pretas e sapatos creeper bordel.
No início da década de 1960, eles tinham metamorfoseado em que os roqueiros, e adotou o visual clássico
lubrificador de camisetas, jeans e jaquetas de couro para ir com seus cortes de cabelo topete fortemente
slicked. Os roqueiros amado 1950 de rock and roll artistas como Gene Vincent, e alguns fãs de rockabilly
britânicos formaram bandas e tocou sua própria versão da música.
A mais notável dessas bandas foi o Beatles. Quando John Lennon conheceu Paul McCartney, que ficou
impressionado que McCartney conhecia todos os acordes e as palavras de Eddie Cochran "Flight Rocha Vinte".
Enquanto a banda tornou-se mais profissional e começou a tocar em Hamburgo, que assumiu o nome Beatle
(inspirado Crickets de Buddy Holly) e adotaram o look de couro preto de Gene Vincent. Musicalmente, eles
combinaram sensibilidade pop melódico de Holly com os sons ásperos e de balanço de Vincent e Carl Perkins.
Quando os Beatles se tornaram estrelas em todo o mundo, eles lançaram versões de três músicas diferentes
Carl Perkins, mais do que qualquer outro compositor fora da banda.
Muito tempo depois a banda se separou, os membros continuaram a mostrar seu interesse em rockabilly. Em
1975, Lennon gravou um álbum chamado "Rock 'n' Roll", com versões de sucessos rockabilly e uma foto da capa
mostrando-lhe em cheio Gene Vincent couro. Quase ao mesmo tempo, Ringo Starr teve um sucesso com uma versão
de Johnny Burnette de "Você é Sixteen". Na década de 1980, McCartney gravou um dueto com Carl Perkins, e
George Harrison jogou com Roy Orbison no Traveling Wilburys. Em 1999, McCartney lançou Run Devil Run, seu
próprio recorde de covers rockabilly.
The Beatles não eram os artistas Invasão apenas britânicos influenciados pelo rockabilly. Os Rolling
Stones gravada de Buddy Holly "Not Fade Away" em um único cedo. The Who, apesar de ser favoritos mod,
coberto "Summertime Blues" de Eddie Cochran em seu álbum Live at Leeds. Heróis da guitarra, mesmo pesados,
tais como Jeff Beck e Jimmy Page foram influenciados por músicos rockabilly. Beck gravou seu próprio álbum
de tributo ao de Gene Vincent guitarrista Cliff Gallup, Crazy Legs e banda de Page, Led Zeppelin, se
ofereceu para trabalhar como banda de apoio de Elvis Presley na década de 1970. No entanto, Presley nunca
levou-se em que a oferta. Anos mais tarde, Led Zeppelin e Página de Robert Plant gravou um tributo à música
dos anos 1950 chamado The Honeydrippers: Volume One.
Em 1968, a British Invasion foi largamente perseguido os artistas mais velhos do rock americano fora das
cartas. A maioria dos artistas de rockabilly dos anos 1950 que ainda estavam vivos, como Jerry Lee Lewis e
Carl Perkins, se refugiou na música country. E Elvis Presley estava atolado em uma série interminável de
filmes ruins, aparentemente um tem-se na casa dos 30 anos.
Em dezembro de 1968, Elvis apareceu em uma NBC-TV especial. Revestido em couro preto, ele cantou com o
coração, provando não só que ele pudesse balançar, mas que ele tinha muito mais profundidade emocional para
compartilhar do que ele tinha 10 anos. O chamado "Comeback Special" criou um enorme entusiasmo entre o
público recorde de compra e novas canções de Elvis, mais difícil de bater logo começou a desfrutar de
grande sucesso nas paradas. Canções como "Suspicious Minds", "Promised Land" e "Burning Love" foram todas
cortadas a partir de molde clássico de Elvis Presley e eles desfrutaram de grandes vendas internacionais. O
Rei voltou a viver performances, estabelecendo recordes de público em todo o EUA.
Na esteira do retorno de Elvis, um interesse renovado desenvolvido em 1950 a música. A jovem banda de San
Francisco, Creedence Clearwater Revival, tornou-se um dos grupos de rock mais vendidos da época tocando
velhas canções rockabilly e novas canções escritas no mesmo estilo. Don McLean teve um sucesso gigantesco
com "American Pie", uma canção sobre a morte de Buddy Holly. Então, em 1973, George Lucas lançou seu filme
American Graffiti. Este filme, e sua carta-cobertura oldies trilha sonora, lançou uma grande indústria de
1970 anos 50 nostalgia. Logo TV tinha sua própria versão do Graffiti em Happy Days. Artistas como Sha Na Na
década de 1950 ganhou fama tocando rock como uma brincadeira de desenhos animados e muitos artistas
originais começou a tocar "oldies" shows. Linda Ronstadt desfrutou de uma grande série de singles de
sucesso com covers soft-rock de músicas de Buddy Holly, Roy Orbison, e os Everly Brothers. Embora nenhum
destes capturou o fogo ea emoção de rockabilly dos anos 1950, eles fizeram criar curiosidade sobre a
verdadeira música da época.
A morte de Elvis, em 1977, inspirou uma onda sem precedentes de cobertura de notícias, homenagens de
rádio, livros e documentários. Registros de Presley foram em todas as rádios por meses, e os esforços para
documentar o início da história o rock 'n' começou a chegar a um público de massa. Embora tenha havido uma
explosão lamentável no número de queijo Sósia de Elvis atos de palco, ao longo do tempo toda a polêmica
chamou a atenção para a música original, também.
Dois filmes lançados no final de 1970 realmente capturar a emoção da música, embora confuso vários fatos.
The Buddy Holly Story foi um bio-pic estrelando o magnético Gary Busey, que parecia possuído pelo espírito
de Holly, apesar de quase todos os amigos e parentes de Holly denunciou maneira cavalheiresca do roteiro
com a verdade. American Wax Hot, uma biografia cinematográfica do DJ Alan Freed, foi ainda mais criativo
com os detalhes da história, mas terminou com uma sequência de concertos celeiro de queima, com Jerry Lee
Lewis e Chuck Berry, provando que ainda tinha toda a audácia e carisma que fez eles balançar deuses nos
anos 50. Este foi emocionante, mas foi apenas o prelúdio de coisas ainda maiores.
Revival Rockabilly
No início de 1970, alguns jovens ouvintes começaram a perceber a carta-dominante "rock light" e disco a
ser excessivamente comercializado, e havia um sentimento entre alguns ouvintes que o "art rock" e bandas de
rock progressivo tornou-se pretensioso e inchado. Estes ouvintes queria voltar para a música simples, alto,
rápido, emocionalmente direta do rock and roll. Alguns músicos despojado seu som até três acordes,
guitarras barulhentas e gritou letras, criando punk rock cedo. Outros músicos voltou para o original rock
and roll da década de 1950 em busca de inspiração, e no final de 1970, um renascimento rockabilly
subterrâneo começou a emergir. No início da década de 1980, algumas bandas, como os Stray Cats teve sucesso
mainstream.
Na Inglaterra, no início de 1970, havia um menino Teddy & cena roqueira. Teddy Meninos ouvia bandas como
louco Cavan, "Rockers" escutado "1950 rock'n roll". No início de 1970 Levi Dexter era um menino Teddy em
Londres Inglaterra. Ele estava no circuito Teddy Boy durante anos e aprender a cantar enquanto tocar com
Teddy boy bands em clubes como o Black Raven. Levi Dexter logo foi descoberto na Inglaterra por ex-gerente
Lee Childers de David Bowie cantando uma música com Shakin 'Stevens. Dentro de alguns meses Levi Dexter &
os Rockats foram formados. Eles tocaram em programas de TV ao vivo, como The Merv Griffin Show & Wolfman
Jack. Levi Dexter tem sido chamado de "The James Brown de Rockabilly". Levi Dexter trouxe energia para
rockabilly e da cena punk de Los Angeles no início ninguém nunca tinha visto antes. Melhor descrever como
desesperado, suado e urgente rockabilly "Neo"! depois de aparecer em programas de TV, em 1977, eles
apareceram na Louisiana Hayride e excursionou América. Eles gravaram Nota do sul, espaço para Rock & muitos
outros grandes músicas tocadas na rádio KROQ-FM em Los Angeles. Levi passou a gravar mais discos e ainda
gravar até hoje.
Rock e cantor rolo Robert Gordon, que antigamente era o vocalista do New York banda punk Tuff Darts,
seguiu carreira solo e começou a se apresentar antigas canções rockabilly, em 1977. Ao contrário de Sha Na
Na, ou a imitadores de Elvis, Gordon não estava apresentando a música como uma brincadeira, mas tentando
recapturar a energia selvagem ea emoção de 1950 artistas. Ele se juntou com o guitarrista ligação Wray e
gravou um álbum naquele ano, gerando um hit único, com um cover de Billy Lee Riley "Red Hot". Gordon também
cobriu a 1958 Gene Summers gravação de "nervoso" em seu álbum "Bad Boy", emitida em 1979 pela RCA Records.
Ele também excursionou com o guitarrista Danny Gatton, um de seus shows foi lançado como o mais humilde,
uma lancinante recriação de hits rockabilly e obscuridades.
Mais quatro álbuns seguidos em 1981 (pela primeira vez no independente Banco Privado, em seguida, em
grande gravadora RCA), com outro hit pop menor e dois hits país de baixo nível. Gordon excursionou por todo
o país e sua dedicação e energia inspirou muitos ouvintes e músicos para começar a explorar a música
rockabilly.
As diversões eram uma banda de Washington DC no início de 1980 influenciados pelo Rock and Roll e
Rockabilly e teve sucesso regional como fizeram Tex Rubinowitz e os Bad Boys, que também eram de
Washington, DC. A cena em Washington teve muitas bandas Rockabilly durante o início de 1980. Danny Gatton
tinha muito sucesso jogando Rockabilly e Rock and Roll. Johnny Seaton do DC foi um imitador de Elvis e,
posteriormente, um Rockabilly. Link Wray tinha passado muito tempo em Washington, DC e Robert Gordon tinha
vindo de DC antes de se mudar para Nova York. Até o final dos anos 80 a cena rockabilly em Washington havia
desaparecido na obscuridade.
Dave Edmunds juntou-se com o compositor Nick Lowe para formar uma banda chamada Rockpile em 1975. Eles
tinham uma série de pequenas batidas ao estilo rockabilly como "Eu sabia que a noiva (quando ela usou a
Rock 'n')." O grupo tornou-se um ato de turismo popular na Grã-Bretanha e os EUA, levando a vendas de
álbuns respeitáveis. Edmunds também alimentada e produziu muitos artistas mais jovens que compartilhavam o
amor de rockabilly, mais notadamente os Stray Cats.
Shakin 'Stevens era um cantor galês que ganhou fama no Reino Unido retrata Elvis em uma peça de teatro. Em
1980, ele levou uma capa da "Blasters" Marie Marie "no Top 20 Reino Unido. Suas versões pulou para cima de
canções como "This House Ole" e "Porta Verde" foram vendedores gigantes em toda a Europa. Shakin 'Stevens
foi o número dois best-seller artista de singles da década de 1980 na Europa, superando Michael Jackson,
Prince, e Bruce Springsteen. Apesar de sua popularidade na Europa, ele nunca se tornou popular em os EUA.
Em 2005, o seu álbum de greatest hits no topo das paradas na Inglaterra.
The Cramps subiu para fora da cena punk no New York clube CBGB, que combina sons rockabilly primitivos e
selvagens, com letras inspiradas velho drive-in filmes de terror em canções como "Human Fly" e "Eu era um
lobisomem adolescente." O vocalista Lux energéticas e imprevisíveis shows ao vivo do Interior atraiu um
público culto fervoroso. Sua "psycho-billy" música influenciada The Meteors e Reverend Horton Heat.
Os Stray Cats foram o maior sucesso comercial dos novos artistas rockabilly. A banda foi formada em Long
Island, em 1979, quando Brian Setzer parceria com dois colegas de escola que se autodenominam Lee Rocker e
Slim Jim Fantasma. O trio totalmente adotou o olhar Gene Vincent, com cortes de cabelo topete chamativo,
jaquetas de couro, tatuagens e em grande quantidade. Atraindo pouca atenção em Nova York, que voou para
Londres em 1980, onde tinha ouvido dizer que havia uma cena rockabilly ativo. Mostra primeiros foram
atendidos pelos Rolling Stones e Dave Edmunds, que rapidamente conduziu os meninos em um estúdio de
gravação.
Em pouco tempo, os Stray Cats teve três UK Top Ten singles para o seu crédito e dois álbuns mais vendidos.
Eles voltaram para os EUA, realizando no programa de TV "sextas-feiras", com uma mensagem piscando na tela
que não tinham contrato com uma gravadora nos Estados Unidos. Logo EMI os pegou, seus primeiros vídeos
apareceram na MTV, e eles invadiram as paradas de sucesso americano. Seu terceiro LP, Rant 'N' Rave com os
Stray Cats, liderou as paradas em todo o EUA e na Europa como shows esgotados em todos os lugares durante
1983. No entanto, conflitos pessoais levaram a banda a quebrar no auge da sua popularidade. Brian Setzer
passou para o sucesso individual de trabalho, tanto rockabilly e estilos de swing, enquanto Rocker e
fantasma continuou a gravar em bandas os dois juntos e sozinhos. O grupo foi convocado várias vezes para
fazer novos registros ou passeios e continuar a atrair grandes audiências ao vivo, embora as vendas de
discos nunca se aproximou novamente seu sucesso Eighties cedo.
Os Blasters foram centradas em torno irmãos Phil (que cantou e tocou gaita e guitarra) e Dave Alvin (que
tocou guitarra e escreveu músicas). Os irmãos e seus amigos musicais tinha crescido em uma cidade do
interior chamada Downey, nos arredores de Los Angeles, e passou sua adolescência tocando com esses
lendários músicos de R & B como Big Joe Turner, Willie Dixon, Jimmy Reed ex-maestro Marcus Johnson, e Lee
Allen, o saxofonista sobre os ataques de Fats Domino e Little Richard. Tendo aprendido americano raízes da
música com os mestres, a banda começou a tocar em torno de LA no final de 1970, atraindo um público para
sua combinação de estilos clássicos, a energia do punk e canções poderosas de Dave Alvin. Vários álbuns na
Warner Brothers distribuída rótulo Slash e aparições em filmes não conseguiu acertar um golpe gráfico,
embora as vendas foram respeitável ea banda capturou um forte culto entre os fãs e críticos, mesmo
inspiradora fã John Cougar Mellencamp para escrever e produzir um único para a banda. Na década de 1980,
Dave Alvin deixou a banda para iniciar uma carreira solo bem sucedida e Phil voltou a UCLA para obter seu
doutorado em Matemática. Hoje tours Phil com uma nova linha de Blasters e os membros originais,
ocasionalmente, se reúnem para performances.
Jason & The Scorchers combinado heavy metal, Chuck Berry, e Hank Williams em um liquidificador
punk-powered, criando um estilo verdadeiramente moderno de rockabilly. Embora muitos iriam bater-los com
outro rótulo, como alt-country ou vaca-punk, Jason e os Scorchers fez o Elvis e os outros tinham feito na
década de 1950: eles combinaram os sons urbanos atuais rocking-est com o país mais ao sertão criar um novo
som que tinha mais vantagem do que qualquer de suas fontes. Apesar de terem sido queridinhos da crítica e
atraiu uma base de fãs fanáticos de costa a costa, os Scorchers nunca conseguiu ter o registro grande
sucesso sua gravadora exigiu. Hoje suas obras estão quase todos esgotados, embora eles reaparecem
periodicamente para novos passeios.
Muitas outras bandas foram associados com o movimento rockabilly no início de 1980, incluindo os Rockats,
Danny Dean e os Homewreckers, pirâmides O tremendo, As doninhas, Zantees, Os Kingbees, Leroi irmãos, os
caras nervoso, Lone Justice, e Chris Isaak .
Intimamente relacionado foi o "Roots Rock" movimento que continuou até a década de 1980, liderada por
artistas como James Intveld, que mais tarde fez uma turnê como guitarrista principal do The Blasters, os
agricultores Beat, Del-Lords, longas Ryders, The Fabulous Thunderbirds, Los Lobos, Os Fleshtones, Del
Fuegos, e Barrence Whitfield e os selvagens. Essas bandas, como os Blasters, foram inspirados por uma ampla
gama de estilos históricos americanos: blues, country, rockabilly, R & B, e New Orleans jazz. Eles
mantiveram um forte apelo para os ouvintes que estavam cansados do comercialmente orientada technopop
estilo MTV e bandas de glam metal que dominaram o jogo de rádio durante este período de tempo, mas nenhum
desses músicos se tornaram grandes estrelas.
Também relacionado, mas muito mais bem-sucedido, foram os artistas que chegou à fama na esteira de Bruce
Springsteen. Springsteen primeiro alcançou sucesso nas paradas pop com "Born to Run", em 1975, e sempre foi
fortemente influenciado por estilos anteriores, nomeadamente rockabilly, os grupos dos anos sessenta menina
e bandas de garagem e soul music. (Na verdade, Springsteen escreveu originalmente a música "Fire" "para
Robert Gordon, embora a versão Pointer Sisters vendeu mais cópias do que Gordon.) Embora fosse um artista
muito popular na década de 1970, seu 1984 LP Nascido nos EUA trouxe esmagadora sucesso. não apenas o apoio
conjunto de registros de freqüência de turismo, mas as canções de Springsteen tornou-se onipresente no
rádio e na MTV. O álbum gerou uma série de singles de sucesso e vários outros artistas veteranos com
semelhantes raízes orientadas sons e letras socialmente conscientes apreciado renovada popularidade durante
meados dos anos 1980: Bob Seger, John Cougar Mellencamp, John Cafferty eo Beaver Brown Band, e ex-líder
John Fogerty do Creedence Clearwater Revival, que marcou um triunfo no topo das paradas com seu álbum solo
Centerfield em 1985.
Em 1983, a cantora country rock Neil Young gravou um álbum intitulado rockabilly "Rockin 'de todos". O
álbum não foi um sucesso comercial e jovem se envolveu em uma briga legal amplamente divulgado com a Geffen
Records, que o processou para fazer um registro que não soa "como um disco de Neil Young." Jovem não fez
mais álbuns em estilo rockabilly. Finalmente, durante a década de 1980, um número de estrelas da música
country marcou sucessos de gravação em um estilo rockabilly. Marty Stuart "Hillbilly Rock" e Hank Williams,
Jr. 's "All My Rowdy amigos estão vindo Tonight" foram os exemplos mais notáveis dessa tendência, mas
eles e outros artistas como Steve Earle e do Kentucky Headhunters traçado muitos registros com este
abordagem. Embora esses estilos de música foram ofuscados depois de 1990 pela ascensão do grunge e rap,
eles deixaram para trás um público culto considerável que continuou a apoiar rockabilly e artistas na
década de 1990 e até o presente raízes de influência.
Rockabilly juntou às fileiras de subculturas musicais estabelecidos nos Estados Unidos. Tal como acontece
com outros gêneros musicais consagrados, como jazz, blues, bluegrass e punk rock, um pequeno núcleo de
músicos rockabilly são capazes de ganhar uma renda estável, mas limitada, principalmente por viajar e tocar
em festivais locais especializados e de gravação para gravadoras independentes. Como as outras subculturas,
o rockabilly "cena" apoia músicos e suas performances usando fanzines, sites e páginas de bate-papo.
Apesar de não haver outros artistas rockabilly subiram para o nível de popularidade em massa apreciado
pelos Stray Cats nos anos 1980, a cena cresceu na década de 2000. Tem havido uma sobreposição significativa
com e interação entre eles, a cena rockabilly e renascimento swing. Brian Setzer (dos Stray Cats e The
Brian Setzer Orchestra) ajudou a unir estas duas subculturas, em que ele era tanto um líder da banda
rockabilly e líder de uma banda de swing. Outros artistas, como Tom Catmul e os clérigos, Trick Pony, Danny
Dean e os Homewreckers, (um trio de música country influenciada tanto pelo rockabilly e estilos
honky-tonk), The Reverend Horton Heat, Galos agitada, e Royal Crown Revue também foram popular entre ambos
os campos. Além disso, a cereja Poppin Daddies ", uma banda de rock multi-gênero que encontrou seu maior
sucesso na cena reavivamento do swing, tinha gravado uma série de rockabilly e country músicas em seus
álbuns de estúdio.
Há cenas rockabilly ativos em muitas das principais cidades dos Estados Unidos, particularmente na costa
oeste, assim como grandes festivais como o Viva Las Vegas e Hootenanny eo festival Weekend Rebel pesado na
costa leste. Os fãs de rockabilly fizeram causa comum com vara entusiastas quentes de carros antigos, e
muitos festivais apresentam música e carros antigos com um sabor dos anos 1950. Com o crescimento da
internet via satélite e rádio, há emissoras de rádio regulares de música rockabilly. O não-for-profit
Rockabilly Hall of Fame foi criado Março 21,1997 lembrar a música rockabilly precoce e promover aqueles que
querem continuar a popularidade da música rockabilly e acessibilidade para o futuro.
Na Europa, rockabilly continua a ser uma subcultura vibrante e ativo, com forte interesse não apenas em
músicos atuais revivalistas, mas também em apresentações e gravações por sobreviventes artistas da década
de 1950. Junto com o renascimento da música rockabilly ao estilo dos anos 1950, vários DJs rockabilly têm
surgido ao redor do mundo. Uma razão importante para o fenômeno contínuo de novas gerações descobrir e
abraçar rockabilly é a sua insatisfação com a cultura mainstream, música, e os ícones de estilo.
Rockabilly, muitas vezes torna-se um modo de vida ou estilo de vida para os envolvidos, que consideram o
grupo maior para ser uma irmandade. O estilo de vida rockabilly não se limita apenas à música, mas também
os artigos de decoração, carros, e até mesmo coisas pequenas como os cigarros fumados. A cultura rockabilly
é uma antítese com as tendências atuais, uma vez que abraça as suas raízes na "old school" franjas sociais
(50 de filmes "The Wild One", "Juventude Transviada", de James Dean, etc) se concentraram em países como
EUA, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, e também no resto da Europa. "Good Rockin 'Tonight"
Rockabilly Hall of Fame, foi criada em 21 de março de 1997, para apresentar o rock antigo e histórico de
rolo e informações relativas aos artistas e personalidades envolvidas nesse pioneiro gênero musical
americano. É sede em um antigo estúdio de gravação em Burns, Tennessee, cerca de 30 km a oeste de
Nashville. Em 2000, o "International Rock-A-Billy Hall of Fame Museum" foi criado em Jackson, Tennessee.
Fonte:http://www.acesandeighths.com/rockabilly.html
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